Classe emergente contém consumo


O aumento da inflação, provocado pela elevação de preços dos alimentos e tarifas públicas, especialmente de transportes, já arrefeceu o ímpeto consumista das classes emergentes da população. Pela primeira vez desde 2005, houve queda no consumo quantitativo de produtos básicos (2%) nas classes D e E, formadas por famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos. Nos itens não básicos, o crescimento das compras, que corria em um ritmo de 19%, caiu para 10% no trimestre.

Os dados são de estudo feito pela consultoria Kantar Worldpanel, que visitou as residências de 8,2 mil brasileiros nas últimas semanas. A queda de 2% refere-se a mercadorias de consumo frequente nos segmentos de alimentos, bebidas, higiene, limpeza e cuidados pessoais.

“É preciso ficar de olho para ver se essa perda se consolida como tendência”, diz Fatima Merlin, diretora da Kantar Worldpanel no Brasil. Na classe C, que reúne a grande massa dos novos consumidores, houve estabilidade no volume comprado de produtos básicos, enquanto no mesmo período do ano passado as taxas cresciam entre 10% a 12%. Nas camadas A e B, menos sensíveis à elevação de preços de alimentos e de tarifas públicas, houve aumento de 3% no volume de mercadorias básicas adquiridas.

Uma constatação curiosa da pesquisa foi a firmeza do consumo de mercadorias supérfluas, que manteve o crescimento mesmo nas classes D e E. Trata-se, segundo avaliação de consultores, de uma característica do novo comportamento da classe média emergente. Se o cenário econômico dá sinais de leve piora, esse consumidor não tende a cortar, necessariamente, o que é supérfluo.

O arrefecimento do consumo de produtos básicos, de qualquer forma, é fator de preocupação, salientado pelos analistas nas projeções de desempenho das empresas de consumo e varejo, porque os investimentos de curto prazo dessas companhias têm sempre levado em conta o ritmo de consumo.

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

< Robe De Mariée festklänningar Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning